quarta-feira, 10 de março de 2010

FRASES PARA ENTENDER A VISÃO GEOGRÁFICA

"Estamos convencidos de que a mudança histórica em perspectiva provirá de um movimento de baixo para cima, tendo como atores principais os países subdesenvolvidos e não os países ricos; os deserdados e os pobres e não os opulentos e outras classes obesas; o indivíduo liberado partícipe das novas massas e não o homem acorrentado; o pensamento livre e não o discurso único." ("Por uma outra globalização, do pensamento único à consciência universal")
(MILTON SANTOS – geógrafo)

“A ciência geográfica não pode desprezar o elemento histórico, se pretende ser verdadeiramente um estudo do território e não uma obra abstrata, uma moldura através da qual se veja o espaço vazio...”
(KARL RITTER, 1833)

“Em Geografia, como na maioria das ciências, o detalhe é que faz a diferença, não basta conhecer a regra geral. Os processos mnemônicos compõem quaisquer saberes, mas ser capaz de projetar (reproduzir e produzir) mentalmente os fenômenos geográficos é essencial no aprendizado. A “decoreba geográfica” faz parte de uma mentalidade vencida – o futuro é a reflexão do pensar o espaço geográfico e suas íntimas relações.”
(MANOEL ROCHA – 12/06/2002)

“Pelo menos, em princípio, o professor tem mais experiência e conhecimentos que o aluno. portanto, ele ensina e o outro aprende. Está justamente nesta desigualdade de competência a origem da autoridade do professor. Autoridade verdadeira, sem autoritarismo ou dogmatismo”.
(Prof. LUIZ ERLON ARAÚJO RODRIGUES – Instituto de Ciências da Saúde – UFBA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Professor das redes pública (estadual e municipal) e particular, atuando como docente na Escola Estadual Gov. Roberto Santos, Instituto Municipal de Educação José Arapiraca (IMEJA), Colégio São José e Colégio Salesiano (Nazaré), onde se encontra em licença sem vencimentos. Formação Profissional: Licenciatura Curta e Plena em Estudos Sociais, com habilitação em Geografia, História e Educação Moral e Cívica pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Bacharel em Ciências Jurídicas pelas Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-graduações: em Geografia Econômica pela Fundação Severino Sombra, Vassouras – RJ, e Metodologia e Didática do Ensino Superior, pela Faculdade São Bento, Salvador, Bahia (concluinte) e, atualmente, estudante do Curso de Bacharelado em Geografia, do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia – UFBA.